Guia: Por onde começar no LDP?

where_start-LDP

You may also like...

  • Henrique

    Yuri, parabéns por toda a dedicação! Porque os Randal são de tamanhos de eixo diferentes?

    • http://www.ldprio.com Yuri Santos

      Fala meu brother, seguinte, eles são diferentes pois quem escolhe este combo, também escolhe o melhor combo de rodas (BigZig na frente e Avilas Atrás). As big zigs tem mais ou menos 1cm a menos de largura do que as avilas, portanto na frente a largura total do Randal 150mm+big zig+big zig = mais ou menos 125mm+Avila+Avila.

      Veja na foto anexa como exemplo os Poppys (que são ajustáveis de 125mm a 145m). Na traseira com as avilas eles estão no ajuste mais estreito(125mm) e na frente com as big zigs rosas eles estão no ajuste máximo (145mm). Repare como as rodas tendem a se alinhas nas bordas externas.

      Se deixar tudo na mesma largura, o eixo traseiro com Avilas ficaria muito mais largo que o dianteiro. Agora, se você for usar rodas que possuem a mesma largura (área de contato), você pode usar trucks de mesma largura na frente e atrás. Aí nesse caso vc escolheria os randals com a mesma largura 125+125 ou 150+150 (dependendo do gosto e do seu estilo de pump e tamanho da prancha)

  • Fernando

    Oi Yuri! Estou com uma dúvida na escolha de um shape bossa e ficaria feliz de ter tua opinião. É simples. Estou entre comprar um shape da bossa ldp38 formato novo, tipo esse que aparece na foto acima e um bossa ldp38 naquele formato do bossa ldp36.
    Existe ganho significativo de conforto e performance pra LDP no formato novo (foto acima) assumindo o tamanho 38’ igual nos dois? Vc ja chegou a testar? Tenho 71kg e 1.80m de altura.
    Já tentei perguntar pra um monte de gente e não conheço ninguém que possa me emprestar pra dar uma andada nele…
    Muito obrigado!

    • http://www.ldprio.com Yuri Santos

      Fala meu caro, beleza? Se vc TEM que comprar um Bossa, se vc faz questão, vá no formato novo. O antigo dá Wheelbite (a roda morde no shape) crônico.

      Sim, testei, a performance deles é igual. A diferença é que o novo formato resolve o problema da dianteira travando a roda.

      Tive o bossa por bastante tempo, otimo shape pra quem sabe pumpear usando o flex e com a perna traseira. Pra quem está começando eu não recomendo tanto.

      Abs!

      • Fernando

        Valeu Yuri! Era esse tipo de conselho que queria. Na verdade estou focando no Bossa pela facilidade de encontrar.

        Moro em SP e não queria esperar tanto (e gastar tanto) importando um Mermaid ou Pulse…

        Até hoje tenho praticado LDP (na verdade ShortDP) com um Ladyachtz Dinghy de 27″ mas com set up de trucks Bennett / Tracker RTS e Ávilas e wedges por falta de tempo de pesquisar e decidir um shape pra LDP dedicado..

        Como vc vê não funciona muito bem mas dá pra brincar em distancias curtas…

        Parabéns pelo site e blog. Enfim uma opção brasileira às comunidades gringas de LDP. Na minha opinião muito melhor e mais didática, sem perder a complexidade necessária que o LDP exige!

        Mais uma vez obrigado!! Abs!

        • http://www.ldprio.com Yuri Santos

          E que tal experimentar o Zero como shape? A laminação tá como a de um Subsonic. A nova fornada chega dia 5 de abril e envio no dia seguinte.

          • Fernando

            Humm… interessante hein!? Como vc compara ele com a sensação de andar num Pulse? Qual vc prefere?
            Faço essa pergunta mesmo sabendo que vc é suspeito em opinar porque o Pulse pra mim está descartado dado o custo e dificuldade em trazer.. E tb pra ter uma ideia dele já que não tenho como testar..
            Dá pra manter uma boa velocidade com ele com certo conforto? Obrigado!!

          • http://www.yupastudio.com Yuri Santos

            Gosto dos dois. Mas depois de andar no Zero, ao voltar pro Pulse eu sinto muita falta da segurança do concave e da facilidade de acelerar com os pés travados e do flex mais suave. Manter velocidade? Sem duvida. A vantagem é q vc pode usar ele mais baixo sem se preocupar com o wheelbite crônico que o Pulse tem, por exemplo.
            Não deixa nada a desejar, em nenhum sentido.
            pergunte aos proprietários.

          • Fernando

            Legal Yuri! Obrigado pelas dicas! Acho q vou de Zero mesmo! Faço a encomenda pelo banner certo?

        • http://www.ldprio.com Yuri Santos

          sei que sou suspeito pra falar, mas o numero de pessoas vendendo seus bossas pra pegar um zero me impressionou… Quem testou aprovou com louvor e encomendou um. E agora nessa nova fornada vem o ZEro V2, a nova versão do Zero, melhor ainda!

  • Raphael Guerson Ávila

    Fala Yuri. tudo bem? Parabéns pelo site. Tenho somente uma dúvida!!!
    Se eu colocar um bennett vector 5.0 na dianteira com rodas big zig, vou ter um total (truck + rodas) de 22,7 cm sendo roda BZ(5,0 cm) + Truck (127 cm) + roda BZ(5,0 cm).
    Na traseira, usando um crail e rodas avila, vou ter um total de 25,7 cm, sendo roda AV(6,4 cm) + Truck crail (129 cm) + roda BZ(6,4 cm).

    Resumindo a medida total (truck + rodas) na traseira será de 25,7 cm e na dianteira 22,7 cm (3 cm a menos).
    Isso tem algum problema? Dá uma diferença significativa? Vc recomenda outro truck menor na traseira pra corrigir isso? Qual?

    Muito obrigado. Muito f… o site de vocês. Aprendi muito e já estou doido pra comprar logo o shape zero v2.
    Abraço.
    Raphael

  • Raphael Guerson Ávila

    Yuri, só pra acrescentar ao questionamento abaixo, estou preocupado com os 3 cm de diferença traseira vs dianteira (truck + rodas) no que diz respeito a performance/rendimento. Não estou me referindo a aparência!!! Abraço.

    • http://www.yupastudio.com Yuri Santos

      Cara, a diferença não será tão perceptiva nesse início, não se preocupe.
      Para sanar essa diferença, em geral eu uso trucks 150 na frente e trucks 130 atrás.
      Mas você pode começar assim sem problema algum.
      Quando vc amadurecer no pump, verá que o bennett vector terá que ser substituído por um reverso como um Paris 150 na dianteira, e nessa hora, tudo vai se alinhar.
      O pump é uma jornada, não se preocupe. Seu setup sempre poderá melhorar e você também (principalmente)
      Abraço!

      • Marcelo Buarque

        Boa noite!
        Eu tenho um par de trucks Slant 150, queria saber se eu poderia utilizar eles equivalentes aos Paris de 150?
        no setup eu monto os dois trucks reversos ou devo colocar um truck t de 129 na traseira?
        pensei em comprar as rodas Kegel da oranga para montar nesse truck slant, que por sinal hoje ando tendo dificuldades para fazer o pump (porvavelmente pq ainda não troquei as bushings e nem coloquei pads angulados).

        • http://www.yupastudio.com Yuri Santos

          Seguinte meu caro, os truck Slant não são dos melhores que se tem no mercado, infelizmente, com uma construção que deixa a desejar. Claro, dá pra quebrar um galho com eles, mas recomendo forte migrar assim que possível. O paris mesmo requer modificações. Se vc puder usar um truck tradicional na traseira, pode ser mais fácil pra vc. Pois desangular na traseira um paris requer pads de mais de 20graus…
          Rodas: Kegel não.pra LDP são ruins, não recomendo pois depois de certa velocidade tendem a escorregar e em terreno brasileiro ruim trepidam muito. A boa é as speed vents e as big zigs.
          Sim vc tá tendo dificuldade pois vc não tem um setup ajustado. Imagina tentar correr um rally com carro de rua. Precisa da ferramenta adequada, e pra isso é uma jornada. Vc vai precisar de rodas adequadas, trucks angulados corretamente e modificados, shape adequado…..
          Junte se a nossa comunidade no facebook.

          • Marcelo Buarque

            massa, obrigado pelas dicas! entrando na comunidade agora!

  • Raphael Guerson Ávila

    Show de bola. Esclareceu bastante. Obrigado.
    Abraço

  • Joel Souza

    Velhão parabéns pelo site achei do caralho.
    Velho eu ando de cruiser à uns 4 anos, já usei penny e tal element e montei um long pra manobras e slide etc muito bom. Mas agora eu queria um simulador de surfe. Pesquisei bem e não fiquei muito confiante nem no carver nem no surfskate e também achei muito caro. Seria possível você me ajudarem a adquirir um carrinho bom e tal pra eu surfar no asfalto?

    • http://www.yupastudio.com Yuri Santos

      Seguindo esse guia vc já tem o atalho pra montar facinho. Mas veja os videos para aprender a fundo e poder fazer as escolhas conscientemente: https://www.youtube.com/watch?v=PkF7W-_R7bg&list=PLl1R1kGnpPSqWEfu8mZPi8Vm2-kamTAlq

      • leonardo

        Yuri, excelentes os seus
        Videos. Tenho um shape bossa pin38 e gostaria de adapta-lo pro pumping. É possivel? Existe algum lugar no RJ especializado nisso, onde eu pudesse ir para fazer a adaptacao?
        Obrigado,
        Leonardo

  • Leo-RJ

    Boa tarde,

    Pretendendo transformar meu long comum em um preparado para LDP, pergunto de seria possível utilizar o shape CUSH RID (aquele com a foto da cena de surf na parte de baixo), que já possuo, para LDP, colocando apenas os trucks, buchas e rodas. O shape em questão tem as seguintes medidas: 39″ de comprimento por 9,5″ de largura, e entre-eixos de 31″, sendo o desing “symmetrical”, com a parte do meio mais fina e a parte de apoio dos pés mais larguinha, construído com 8 lâminas de marfim e resina epóx.

    É exatamente este modelo: http://www.zumbilongboards.com.br/?product=cush-rid

    No site da Cush, na categoria “Symmetrical and Speed”, é o terceiro modelo da segunda linha (Cush RID).

    É possível deixar este shape para LDP, colocando os trucks e rodas certas?

    Obrigado!!

    • http://www.yupastudio.com Yuri Santos

      Sim, em tese é possível. Se vc ja tem o shape, ja te ajuda a começar. Agora, só não sei como é o comportamento desse shape, se tem Flex ou não. Em geral os hapes da cush são bem basicos, mas quebram um bom galho. Teste e poste aqui as suas impressões 🙂

  • Dico Cosenza

    Yuri, muito bom o post, já é um caminho na hora de comprar o primeiro…
    Já já estarei com o meu na mão, depois de uns treinos vou tentar participar de uns eventos com vcs….
    Abraços e agradecimentos a todos, pois é difícil um local com a tanta facilidade de informação como aqui….

    Parabéns a todos….

  • Wadim

    Best LDP

    • Wadim

      BOSSA

  • Diego Amaral

    Ainda não possuo meu LDP, mas em breve estarei com ele aqui. O que me deixou curioso é a camada de fibra de carbono em alguns modelos. Bom, isso pode ser posto a parte ou já vem com o shape? Existem camadas a mais q podemos por pra uma suposta performance? Obrigado!

    • http://www.yupastudio.com Yuri Santos

      A adição de fibrs de carbono aumenta o retorno de energia do flex no pump. Vc pode adicionar depois, mas vc tem que saber muito bem o que está fazendo, usar as ferramentas e procedimentos corretos. Se quiser mesmo, compre o shape ja com fibra.

      • Diego Amaral

        Estava vendo o shape RoeRacing Triton, quantas camadas de fibra de carbono ele possui?
        Obrigado desde já!

        • http://www.yupastudio.com Yuri Santos

          Nah, num vale a pena. Muito dinheiro pra importar um topmount. Vai no bossa com carbono que vc estará muito melhor servido. Bossa LDP38.

          Agora se vc esta com a grana pra investir em algo importado, pois o custo eh violento, vai de gbomb brackets com a plataforma bossa. Hoje em dia, um dos melhor setup possíveis imagináveis.
          Se combinar com poppy dianteiro, torsion tail e speed vents. Cabou. Zerou o LDP, o resto eh a sua técnica, a parte mais difícil.